Caspa: Causas e tratamentos adequados
Caspa: causas e tratamentos adequados
Já se deparou com uma pessoa que está com a cabeça ou a roupa cheia de caspa? Já foi essa pessoa?
Muitas pessoas se deparam com este problema, pois a caspa é um problema mundial que afeta boa parte da população adulta.
Mas também, é um problema aqui já tem solução, mas para isso vejamos primeiro, o que é e qual é a causa, para então sabermos não só como eliminar, mas também como evitar.
O que é?
Caspa é o nome que é dado quando a renovação da reprodução celular é bem maior que a normal e o couro cabeludo começam a apresentar blocos brancos ou cinzas, ou seja, uma superpopulação de fungos.
Apesar disso, não é só a caspa que causa dos flocos brancos ou cinzas, certas doenças como a psoríase e eczema também são causas comuns da descamação do couro cabeludo.
Com a caspa também vem acompanhada de uma coceira constante, é prejudicial para quem já está com fio de cabelo afinando por causa de algum problema.
Parece o motivo não só pode ser prejudicial, como difícil de eliminar por ela ser resistente deixando sempre destaque as caspas e os flocos, que sua maioria costuma ser inofensiva.
Quando temos um couro cabeludo saudável sem resíduos e totalmente limpo, podemos notar um crescimento mais saudável dos fios.
Ou seja, os flocos característicos da caspa podem ser causados por uma perturbação do ecossistema microbiano que ajuda a manter o couro cabeludo limpo e equilibrado.
Por causa da descamação e coceira no couro cabeludo, muitas pessoas acabam cedendo e coçando a cabeça com muita frequência, o que pode gerar ferimentos nos folículos capilares e consequentemente queda capilar.
Isso também quer dizer que quando temos caspa não a crescimento capilar e aceleração do afinamento do cabelo é bem maior.
Por isso, quanto antes fizer mais o tratamento capilar, ou inicial melhor será para a saúde e desenvolvimento do nosso cabelo.
Causas
Existem vários tipos de fatores que podem causar a caspa, por isso analisemos alguns deles:
- Malassezia globosa
Temos em nosso corpo cabeludo um óleo natural conhecido como sebo, é o que contribui para termos os fios mais hidratados.
A Malassezia globosa é um fungo que se alimenta desses óleos naturais que encontramos em glândulas do nosso couro cabeludo.
Para manter o couro cabeludo saudável o nosso corpo, mais especificamente a nossa pele, está constantemente renovando as células e eliminando as antigas fazendo com que o nosso corpo cabeludo esteja sempre saudável.
Quando a malassezia cresce no nível elevado, a nossa renovação capilar natural é consideravelmente a prejudicada.
A partir daí é células se agrupam e formam o que parecem ser com flocos brancos.
- Dermatite Seborreica
Esse é o problema é bem conhecido entre as pessoas que envolve o crescimento em excesso de levedura no couro cabeludo.
A causa da dermatite seborreica é o excesso de hormônio, estresse, excesso de óleo no couro cabeludo ou algum tipo de distúrbio no sistema imunológico.
Entretanto essas são algumas dessas posições de acordo com cientistas pois a causa exata é desconhecida.
Este problema não afeta só o couro cabeludo, em algumas regiões do rosto, atrás da orelha, parte superior do peito, apresentando oleosidade e vermelhidão.
- Produtos capilares
Outro fator comum, quanto a caspa está relacionada ao couro cabeludo muito delicado a certos tipos de produtos capilares que causam coceiras e vermelhidão.
Exemplos de produtos que causam tal sensibilidade são, tintas, spray, mousses, entre outros.
Não só isso, quando não enxaguamos o cabelo totalmente restando resultados de produtos capilares, ou a falta de utilização do shampoo pode causar coceiras no couro cabeludo além dos flocos de caspa.
- Psoríase
Este não é o caso muito comum pois significa que há um considerável aumento na produção de células da pele.
Com isso, o resultado são manchas não só no couro cabeludo, mas espalhadas pelo corpo como joelhos cotovelos e na região lombar causando manchas na pele escamosas, avermelhadas e ásperas.
Podendo ser facilmente diagnosticada por um médico com base apenas na aparência da pele.
- Tinha do couro cabeludo (Micose do couro cabeludo)
Também conhecido como, é uma infecção causada por fungos que afeta toda a área do couro cabeludo fazendo marcas circulares na pele e coceira regular.
Não só isso essa é uma infecção que pode ser transmitida pelo contato direto com a pessoa com animal que possa ter a micose, até mesmo por pentes e escovas.
Pensando nisso, se tiver sintomas parecidos com a de micose é importante que procure ajuda de um médico.
Acabando com a caspa
- Shampoo anticaspa
Piritionato de zinco, ácido salicílico, corticosteróides tópicos ou sulfeto de selênio são ingredientes necessários no shampoo anti-caspa para melhor tratamento e eliminação de tais.
Piritionato de zinco: Este é antimicrobiano que é encontrado em muitos shampoos, sendo muito eficaz contra vários tipos de fungos, bactérias, malassezíase e leveduras, devido ao seu poder de Matar ou interromper o crescimento desses microorganismos.
Ácido salicílico: Agindo de forma similar ao esfoliante, o ácido salicílico é um anti-inflamatório que ajuda na eliminação da pele escamosa e seca.
Além disso, podemos encontrá-lo não só em shampoos, mas também em pomadas e cremes.
Corticosteróides tópicos: é um tratamento ou especializado em reduzir irritações ou inflamações da pele. Também pode ser encontrado em vários produtos como, loções, géis, pomadas, cremes, entre outros.
Estes são produtos que normalmente são utilizadas para tratar de problemas como psoríase, eczema e dermatite seborreica.
Sulfeto de selênio: um outro elemento encontrado no combate à caspa, por ser um agente antifúngico.
Apesar de ser uma molécula complexa que é utilizada no combate a fungos e leveduras que são associadas comumente a um couro cabeludo sujo, ou pouco saudável, pode ser encontrado em muitos shampoos.
Evitando
Há várias maneiras comumente utilizadas para eliminar caspa e muito melhor do que a eliminar é, não os ter.
Por isso, precisa fazer certas coisas para evitá-la, como lavar os cabelos regularmente, evitar usar produtos oleosos pois o couro cabeludo já produz a sua própria oleosidade, evitar a quente e seco em excesso, produtos que contenham uma química muito agressiva como água oxigenada, não se estresse, etc.