Alimentação

Flúor: desenvolvimento neurológico afetado.

“O flúor é um elemento químico halogênio pertencente ao segundo grupo da Tabela Periódica. Quando puro, apresenta-se como um gás diatômico de coloração amarelo-clara e odor característico. De símbolo atômico F de número atômico 9, é um elemento extremamente reativo, corrosivo, tóxico e o mais eletronegativo entre todos os elementos .

O flúor é frequentemente adicionado à água potável e a produtos dentários, como cremes dentais e enxaguatórios bucais, para ajudar a prevenir cáries dentárias.

Excesso de flúor pode causas fluorose
Excesso de flúor pode causas fluorose

E encontrado naturalmente em muitas fontes de água e em alguns alimentos como arroz, feijão, cebola, alho, fígado bovino, folhas verdes, frutos do mar e peixes em geral.

O flúor age na estrutura dos dentes favorecendo a mineralização do esmalte dentário para que ele se torne menos suscetível ao desenvolvimento de cáries. Esse mineral também participa do processo de formação dos ossos.

No entanto, o consumo excessivo de flúor pode ter efeitos negativos na saúde. Aqui estão alguns dos malefícios associados ao consumo excessivo de flúor:

  1. Fluorose dentária: O consumo excessivo de flúor pode levar à fluorose dentária, uma condição que causa manchas brancas e amarronzadas nos dentes permanentes. Em casos graves, a fluorose dentária pode enfraquecer os dentes e torná-los mais suscetíveis a cáries.
  2. Problemas ósseos: O consumo excessivo de flúor pode levar a problemas ósseos, como a osteoporose. A exposição crônica ao flúor pode enfraquecer os ossos e aumentar o risco de fraturas.
  3. Problemas renais: O consumo excessivo de flúor também pode afetar a função renal. A exposição crônica ao flúor pode levar a danos nos rins e diminuição da função renal.
  4. Problemas neurológicos: Alguns estudos sugerem que o consumo excessivo de flúor pode afetar o desenvolvimento neurológico em crianças. A exposição crônica ao flúor pode levar a problemas de desenvolvimento cognitivo e diminuição do QI.

É importante lembrar que a maioria das pessoas consome flúor em quantidades seguras e que a adição de flúor à água potável e a produtos dentários é uma medida eficaz para prevenir cáries dentárias. No entanto, é importante não exceder as quantidades recomendadas de consumo de flúor e conversar com um profissional de saúde se tiver preocupações sobre sua exposição ao flúor.

O tratamento do excesso de flúor consiste na redução do consumo de flúor para prevenir que ele continue a se acumular. Por exemplo, as pessoas que vivem em zonas com água extremamente fluoretada não a devem consumir, nem tomar suplementos de flúor. Deve ser ensinado, também, às crianças que não devem engolir pasta de dente com flúor.

E importante não exceder as quantidades recomendadas de consumo de flúor e conversar com um profissional de saúde se tiver preocupações sobre sua exposição ao flúor.